A Roda Dianteira usa nos seus equipamentos o logótipo da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) para ajudar a divulgar a causa desta instituição e sensibilizar para a importância do desporto na vida das pessoas com Esclerose Múltipla. A SPEM é uma presença assídua nos eventos/provas que organizamos, tentamos na medida do possível que estes tenham um cariz solidário. Exemplo disso é o Trail das Azenhas. Na edição de 2019 por cada inscrição nesta prova a Roda Dianteira doou 1 Euro à SPEM - Delegação de Coimbra.
A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) criada em 1984, que tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida dos portadores de Esclerose Múltipla, familiares e cuidadores.
A Sociedade desenvolve a sua atividade em distintas mas complementares áreas de ação. Por um lado, intervém junto dos poderes públicos e organismos competentes, especialmente nas áreas da saúde e proteção social, para um eficiente suporte aos doentes e o acesso às terapias. Por outro, presta apoio integrado e multidisciplinar, através de serviços especializados e de referência, como atividades ocupacionais, neuroreabilitação, apoio domiciliário, transporte de doentes, consultas de Psicologia, serviço social e aconselhamento jurídico.
Com sede em Lisboa, a SPEM está presente de Norte a Sul do país (Porto, Chaves, Viseu, Covilhã, Coimbra, Leiria, Santarém, Sesimbra, Seixal, Beja, Évora, Portalegre e Faro), conseguindo chegar a cada vez mais pessoas tocadas pela Esclerose Múltipla. A nível internacional, assegura a representação de Portugal na Plataforma Europeia da EM (EMSP) e na Federação Internacional da EM (MSIF).
Esta é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central. Surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos, o que tem um enorme impacto na sua vida familiar e profissional. Em Portugal, estima-se que existam cerca de 8 mil pessoas com Esclerose Múltipla.